A natureza, uma fonte de conhecimento com mais de 3,8 bilhões de anos de evolução, tem muito a nos revelar não só sobre o futuro, como também sobre os atuais problemas que enfrentamos no mundo. E assim, em busca de um modelo revolucionário, ecológico, focado na otimização dos recursos, dos espaços construídos e na inovação tecnológica, surge o conceito da Biomimética, um estudo de como a natureza resolve problemas e cria soluções eficientes na construção civil e na arquitetura.
Biomimética nas construções
Arquitetos e engenheiros usam essas ideias para criar edifícios mais sustentáveis e eficientes em termos energéticos. Muito além de apenas replicar formatos de elementos naturais, a arquitetura biomimética busca compreender as normas que regem a natureza para, dessa forma, amenizar os impactos da ação humana no planeta.
Estes mecanismos naturais parecem funcionar melhor que algumas das tecnologias mais avançadas da atualidade, necessitam de menos energia e não produzem resíduos nem deixam marcas.
O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, teve sua construção embasada na biomimética. O projeto é inspirado nas bromélias do Jardim Botânico, a fim de se integrar melhor à paisagem e não tirar a vista para o Mosteiro de São Bento. A estrutura metálica avança sobre o mar. Como asas, elas se movimentam ao longo do dia, otimizando o aproveitamento da luz solar, o que é possível graças às placas fotovoltaicas instaladas em suas “asas”.
Tendência de mercado
A construção civil é uma das áreas que mais consome recursos naturais, por isso a busca por soluções que melhorem a sustentabilidade no setor é constante. Em muitas obras, há uma ineficiência de conforto térmico e acústico, o que gera muitos custos com equipamentos de climatização. Há também casos em que a funcionalidade da construção não atinge os padrões desejados, principalmente com os avanços tecnológicos disponíveis hoje.
A biomimética é uma alternativa que pode trabalhar junto com a construção civil para resolver essas questões, tornando-se cada vez mais presente em obras no Brasil e no mundo, já que parte do princípio de apenas observar e aprender com a natureza.
Pensar de forma sustentável e se basear nos conceitos da biomimética não é só uma das tendências da engenharia civil, mas quase uma exigência do mercado atual. Construtoras que se mantém competitivas, respeitando o meio ambiente, proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus consumidores.
Dinâmica Socioambiental
A Dinâmica Engenharia é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e busca aplicar a sustentabilidade em todos os seus projetos. O Projeto Entulho Zero reduz a presença de resíduos que agridem o meio ambiente e reutiliza os materiais descartados nas obras, evitando o desperdício e resultando em uma obra mais limpa.
Quer saber mais sobre nossos empreendimentos e projetos socioambientais? Veja mais conteúdos em nosso site e no Instagram @dinamicaeng e fique por dentro!