24 de abril de 2024

Biomimética e soluções sustentáveis na natureza

A natureza, uma fonte de conhecimento com mais de 3,8 bilhões de anos de evolução, tem muito a nos revelar não só sobre o futuro, como também sobre os atuais problemas que enfrentamos no mundo. E assim, em busca de um modelo revolucionário, ecológico, focado na otimização dos recursos, dos espaços construídos e na inovação tecnológica, surge o conceito da Biomimética, um estudo de como a natureza resolve problemas e cria soluções eficientes na construção civil e na arquitetura.

Biomimética nas construções

Arquitetos e engenheiros usam essas ideias para criar edifícios mais sustentáveis e eficientes em termos energéticos. Muito além de apenas replicar formatos de elementos naturais, a arquitetura biomimética busca compreender as normas que regem a natureza para, dessa forma, amenizar os impactos da ação humana no planeta. 

Estes mecanismos naturais parecem funcionar melhor que algumas das tecnologias mais avançadas da atualidade, necessitam de menos energia e não produzem resíduos nem deixam marcas.

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, teve sua construção embasada na biomimética. O projeto é inspirado nas bromélias do Jardim Botânico, a fim de se integrar melhor à paisagem e não tirar a vista para o Mosteiro de São Bento. A estrutura metálica avança sobre o mar. Como asas, elas se movimentam ao longo do dia, otimizando o aproveitamento da luz solar, o que é possível graças às placas fotovoltaicas instaladas em suas “asas”.

Tendência de mercado

A construção civil é uma das áreas que mais consome recursos naturais, por isso a busca por soluções que melhorem a sustentabilidade no setor é constante. Em muitas obras, há uma ineficiência de conforto térmico e acústico, o que gera muitos custos com equipamentos de climatização. Há também casos em que a funcionalidade da construção não atinge os padrões desejados, principalmente com os avanços tecnológicos disponíveis hoje.

A biomimética é uma alternativa que pode trabalhar junto com a construção civil para resolver essas questões, tornando-se cada vez mais presente em obras no Brasil e no mundo, já que parte do princípio de apenas observar e aprender com a natureza.

Pensar de forma sustentável e se basear nos conceitos da biomimética não é só uma das tendências da engenharia civil, mas quase uma exigência do mercado atual. Construtoras que se mantém competitivas, respeitando o meio ambiente, proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus consumidores.

Dinâmica Socioambiental

A Dinâmica Engenharia é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e busca aplicar a sustentabilidade em todos os seus projetos. O Projeto Entulho Zero reduz a presença de resíduos que agridem o meio ambiente e reutiliza os materiais descartados nas obras, evitando o desperdício e resultando em uma obra mais limpa.

Quer saber mais sobre nossos empreendimentos e projetos socioambientais? Veja mais conteúdos em nosso site e no Instagram @dinamicaeng e fique por dentro!

Compartilhe

Veja mais

22 de outubro de 2024

Escolhendo o tapete perfeito para cada estilo de decoração

Um tapete pode transformar a aparência de um ambiente, trazendo conforto e estilo. Mas como...

14 de outubro de 2024

Pet Place está entre itens relevantes na escolha do imóvel para morar

Muitas pessoas veem seus bichinhos como membros da família. Por isso, na hora de escolher...

4 de setembro de 2024

A Geração Z começa a pensar no futuro: cresce a demanda de jovens que querem investir no seu primeiro imóvel

Nos últimos anos, surgiu uma tendência surpreendente no mercado imobiliário: a geração Z, formada por...