Para ter uma boa organização financeira é primordial contar com a ajuda de ferramentas que possibilitem o acompanhamento daquilo que se ganha e daquilo que se gasta. “A escolha da melhor ferramenta será aquela que melhor adeque ao seu dia-a-dia e que faça uso frequente dela. Não adianta escolher a opção mais tecnológica com vários gráficos se você não utilizar”, recomenda a especialista em planejamento financeiro pessoal Natália Julles.
As ferramentas disponíveis são várias e você pode escolher: papel e caneta, aplicativos de celular, Excel, Google Drive. Não existe certo e errado. O errado é não fazer!
Existem alguns modelos de planilhas disponibilizadas gratuitamente na internet. Uma outra opção é a planilha disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) – https://idec.org.br/ferramenta/planilha-de-orcamento-domestico.
Você também pode elaborar uma planilha de acordo com suas necessidades e seu estilo de vida. As informações que não podem faltar nessa planilha são:
– Detalhamento dos ganhos;
– Detalhamento dos gastos com a categorização deles, como por exemplo: alimentação, moradia, educação, lazer, entre outros;
– Detalhamento dos investimentos;
– Resumo com o saldo do mês para entender o total dos ganhos, dos gastos e dos investimentos.
Essas informações devem ser lançadas mensalmente. Mas além disso, o mais importante é acompanhar o seu desempenho. “Estabeleça metas de gastos e de investimentos e compare se a sua projeção está de acordo com a realidade. Se não estiver alinhado, revise os gastos eliminando aqueles que não são essenciais e procure possibilidades de aumentar os ganhos”, orienta Natália.
Ter suas finanças alinhadas e bem descritas é sinônimo de tranquilidade. E, por falar nisso, viver bem, com tranquilidade e na melhor região de Goiânia é ter um milhão de motivos para celebrar! O Celebrate Vaca Brava está esperando por você. Clique aqui, faça o tour virtual 360º e conheça seu novo lar!