15 de maio de 2024

Guia para criar um orçamento familiar

Cuidar das finanças de uma família é um grande desafio que muitos de nós enfrentamos diariamente. O primeiro passo para garantir uma saúde financeira e investir no bem-estar da família a longo prazo é criando um orçamento familiar – uma forma eficiente de gerenciar as despesas da casa, saber para onde vai cada centavo, equilibrar as contas e, assim, ter uma visão clara do que fazer para gastar menos do que se ganha e investir esse valor excedente.

Como planejar o orçamento familiar

Confira a seguir um passo a passo para organizar suas finanças e planejar o futuro com mais segurança e tranquilidade.

Controle as despesas

O ponto de partida para criar seu planejamento financeiro é registrar em uma planilha todos os salários, rendimentos de aplicações, aluguéis ou pensão que contribuem para a renda familiar.

Em seguida, anote os gastos fixos, como contas de água, luz, telefone e alimentação. Depois, anote os gastos variáveis com lazer, vestimentas, cuidados pessoais etc. Dentre as informações incluídas na planilha estão a descrição da despesa, a categoria (como mercado, lazer, saúde), o local da despesa, a forma de pagamento, quem realizou o pagamento e o valor total. 

Faça a média dos ganhos e gastos

Analise a planilha e faça a média de despesas e receitas mensais da casa. Você pode utilizar um aplicativo de controle financeiro para registar automaticamente todos os seus gastos e ganhos. Dessa forma, é possível identificar os maiores gastos e possíveis excessos que saem do orçamento.

Estabeleça metas com a família

Reúna todos os membros da família para discutir estratégias e implementar mudanças necessárias para evitar gastos excessivos. Estabeleça metas financeiras de curto prazo, como produtos e serviços que já pretendem adquirir, e longo prazo, como comprar um imóvel, um carro, uma viagem, entre outros. Aproveite o momento para estimar a quantia mensal que deve ser economizada para atingir essas metas.

É crucial que todos os membros da família estejam envolvidos no planejamento, seja contribuindo com dados na planilha de entrada e saída ou participando da análise mensal de gastos ao fechar a planilha. Isso inclui as crianças, que devem ter seu papel no controle de despesas, como o hábito de apagar as luzes e até a consciência sobre os próprios gastos.

Reserve uma parte para investir

Investir parte do orçamento familiar é uma estratégia inteligente para garantir a segurança financeira e criar oportunidades de crescimento e prosperidade no futuro.

O ideal é pouparno mínimo 10% da renda mensal familiar para fazer uma reserva de emergência e investir em ativos que possam multiplicar patrimônio. Dessa forma, você e sua família garantem o futuro e evitam utilizar o dinheiro apenas de forma imediatista. 

Crie pequenas recompensas

À medida que as metas vão sendo alcançadas, crie alguma forma de recompensar a família inteira por isso. Vocês podem pedir uma pizza no final de semana ou planejar um passeio bem legal, tudo de acordo com a disponibilidade de dinheiro.

Esses pequenos mimos com certeza irão incentivar o empenho e a motivação de todos os membros da família.  

Gostou desse conteúdo? Veja mais dicas financeiras e diversos conteúdos interessantes em nosso blog.

Compartilhe

Veja mais

15 de maio de 2024

Guia para criar um orçamento familiar

Cuidar das finanças de uma família é um grande desafio que muitos de nós enfrentamos...

19 de maio de 2021

Como meu score influencia no financiamento imobiliário? Pontuação leva em consideração histórico de pagamentos e dívidas

As instituições financeiras, antes de liberar qualquer tipo de crédito ao cliente, seja empréstimo, consignado...

19 de maio de 2021

Reformas em casa: como saber quanto devo gastar?

O brasileiro não retirou da lista de prioridades aquela reforma dentro de casa. Tanto que,...