2 de julho de 2024

A importância dos corretores para o financiamento imobiliário

A compra de um imóvel é, na maioria das vezes, o maior investimento que uma pessoa faz ao longo da vida. O financiamento imobiliário é uma das alternativas econômicas mais utilizadas pelos brasileiros que desejam realizar o sonho da casa própria, pois são raros os compradores que possuem esse valor à vista.

O que é financiamento imobiliário?

De forma simplificada, o financiamento imobiliário é quando alguém vai comprar um imóvel pronto, construí-lo ou adquirir um terreno, e não tem todo o dinheiro para realizar a compra. Então, os bancos públicos e privados “emprestam esse dinheiro” e pagam ao vendedor a quantia que será financiada pelo comprador. Esse processo envolve partes mais burocráticas que podem gerar dúvidas e imprevistos, por isso é essencial contar com o alicerce de um profissional que tenha todos os conhecimentos técnicos sobre o assunto. Veja a seguir como o corretor de imóveis pode te ajudar com o seu financiamento.

Esclarecer objetivos

Antes de agendar as visitas, o corretor conversa com seu cliente para orientá-lo sobre as opções que, de fato, cabem no seu bolso. Nesse momento, o profissional esclarece todas as dúvidas e fornece as informações necessárias para simular o financiamento. Também é fundamental deixar claro sobre todas as taxas, os tributos ou os impostos que comprar um imóvel pode gerar. Após o bate-papo, o corretor apresenta os melhores cenários ao cliente.

Revisão da documentação

Após demonstrar as opções disponíveis e ajudar o cliente a escolher o melhor tipo de imóvel para ele, é papel do corretor orientar e revisar todos os documentos que serão enviados ao banco antes de solicitar o crédito imobiliário.

Veja o que é necessário para compradores assalariados:

·         Carteira de identidade (RG), original e cópia;

·         CPF (Cadastro de Pessoa Física), original e cópia;

·         Comprovante de estado civil, original e cópia;

·         Contracheques dos últimos meses, originais e cópias.

Quando o cliente não trabalha de carteira assinada é possível comprovar renda com a declaração de Imposto de Renda ou com extratos bancários.

Apresentação de opções de financiamento

O corretor deve explicar ao cliente as diferenças entre o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), além de explicar sobre o programa Minha Casa Minha Vida. Muitas vezes, o comprador não conhece essas modalidades e não sabe qual é a melhor opção para ele no momento.

É fundamental explicar o financiamento de imóveis passo a passo, como funciona a análise do banco e as nomenclaturas utilizadas durante processo. Isso faz com o que o cliente fique mais tranquilo para esperar a resposta do banco.

Hora de fechar contrato

Deu tudo certo e o crédito foi aprovado? Excelente! Agora o corretor deve acompanhar e tirar as dúvidas do comprador também no momento de assinar o contrato com o banco.

Está à procura de um imóvel para comprar em Goiânia? A Dinâmica conta com empreendimentos modernos, nas melhores localizações da cidade, e com corretores especializados para te atender.

Compartilhe

Veja mais

22 de outubro de 2024

Escolhendo o tapete perfeito para cada estilo de decoração

Um tapete pode transformar a aparência de um ambiente, trazendo conforto e estilo. Mas como...

14 de outubro de 2024

Pet Place está entre itens relevantes na escolha do imóvel para morar

Muitas pessoas veem seus bichinhos como membros da família. Por isso, na hora de escolher...

4 de setembro de 2024

A Geração Z começa a pensar no futuro: cresce a demanda de jovens que querem investir no seu primeiro imóvel

Nos últimos anos, surgiu uma tendência surpreendente no mercado imobiliário: a geração Z, formada por...