17 de dezembro de 2024

SINAL E ENTRADA: ENTENDA AS DIFERENÇAS AO COMPRAR UM IMÓVEL

Quando você decide comprar um imóvel, é comum se deparar com os termos “sinal” e “entrada”. Embora ambos envolvam pagamentos iniciais, eles possuem funções diferentes e são aplicados em momentos distintos do processo de compra. Vamos entender a diferença entre eles.

O que é o sinal de entrada?

O sinal é o primeiro pagamento feito no momento da assinatura do contrato de compra do imóvel. Ele funciona como uma garantia para ambas as partes, demonstrando o compromisso do comprador em seguir com a transação e garantindo que o imóvel não seja vendido para outros interessados. O sinal é, geralmente, um percentual do valor total do imóvel, que pode variar conforme a negociação, mas é uma quantia menor. Em caso de desistência por parte do comprador, o sinal pago pode ser perdido. Porém, se o vendedor desistir da venda, ele pode ser obrigado a devolver o sinal em dobro, conforme o Código Civil Brasileiro.

Qual a diferença entre o sinal e a entrada?

Já a entrada é um valor maior que representa a parte do preço do imóvel que o comprador precisa pagar antes de recorrer ao financiamento, se for o caso. A entrada geralmente inclui o sinal, mas é uma quantia maior, pois é o montante que o banco não financia. Esse valor deve ser pago para dar sequência ao processo de compra, enquanto o restante pode ser financiado. A entrada, portanto, é o pagamento final que comprova que o comprador tem recursos para continuar com o financiamento ou realizar a compra à vista.

Como saber o valor mínimo?

O valor mínimo do sinal geralmente varia entre 1% e 10% do valor total do imóvel, dependendo da negociação entre comprador e vendedor. Não existe uma regra fixa, mas esse valor é determinado no momento da assinatura do contrato.

Já o valor da entrada normalmente varia entre 20% e 30% do preço do imóvel, sendo a quantia que o comprador precisa pagar antes de financiar o restante. O valor exato pode variar de acordo com o banco e a política do vendedor.

Gostou deste conteúdo? Confira mais artigos e informações sobre o mercado imobiliário em nosso blog!

Compartilhe

Veja mais

17 de dezembro de 2024

SINAL E ENTRADA: ENTENDA AS DIFERENÇAS AO COMPRAR UM IMÓVEL

Quando você decide comprar um imóvel, é comum se deparar com os termos “sinal” e...

26 de novembro de 2024

Desejo de Comprar Imóvel Cresce Entre os Brasileiros

Uma pesquisa recente da consultoria Brain Inteligência Estratégica revela um crescimento no desejo dos brasileiros...

11 de novembro de 2024

5 dicas de como utilizar seu décimo terceiro salário de forma inteligente

O décimo terceiro caiu?! Saiba como utilizá-lo de maneira consciente e estratégica. Neste artigo, vamos...