Muito tem se falado sobre como a iluminação influencia na estética e no clima de um ambiente e a cor da luz é sim um fator primordial para dar o tom que você deseja à sua casa. A boa notícia que viemos te dar é que não é necessário escolher entre luz branca ou amarela, você pode ter as duas! Cada uma é apropriada para um cômodo do seu lar e a seguir vamos te dar algumas dicas de como usá-las para deixar sua casa mais aconchegante e funcional.
Qual a diferença entre luz branca e amarela?
A principal diferença entre a luz branca ou amarela é a temperatura de cada uma. A luz branca, também chamada de luz fria, possui uma temperatura de cor mais alta, geralmente acima de 5.000 K. Sua tonalidade ajuda a aumentar a concentração e a produtividade dos moradores, sendo ideal para espaços que exigem atenção e visibilidade.
Já a luz amarela, também conhecida como luz quente, tem uma temperatura de cor mais baixa, geralmente entre 2.700 K e 3.000 K. Ela emite uma tonalidade amarelada e cria uma atmosfera aconchegante e relaxante.
Quando usar a luz branca
A luz branca é ideal para áreas de ambientes que precisam de foco e atenção. Lugares como a lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é uma excelente escolha. Ela também funciona muito bem para escritórios e consultórios.
A luz fria também é uma boa opção para ambientes onde fotos e vídeos são feitos com frequência, pois proporciona mais nitidez.
Quando usar a luz amarela
A luz amarela é perfeita para criar um ambiente acolhedor em sua casa. Sua tonalidade quente proporciona uma atmosfera relaxante, ideal para descansar depois de um dia agitado. Por ter um efeito calmante, criar um clima mais íntimo e não forçar a visão, esse tipo de iluminação é ideal para salas e quartos.
Na decoração, a luz quente harmoniza bem com elementos que oferecem conforto, como sofás e tapetes, e fica excelente em um lustre na sala de jantar, garantindo um toque descontraído às suas refeições.
É possível misturar luz branca e luz amarela?
Essa é a melhor parte: sim! Se você tem o costume de utilizar os espaços para várias atividades ao longo do dia e não consegue se decidir entre luz quente ou luz fria, você pode misturar as duas no mesmo ambiente.
Como? Uma é utilizar pendentes de luz, luminárias e spots embutidos com a luz branca para tornar mais nítido apenas alguns espaços, e deixar a luz amarela no teto para a iluminação geral.
Também é possível utilizar a luz branca como iluminação principal e a amarela como pontos focais distribuídos mais nos cantos de um dos dois ambientes. Essa opção funciona em ambientes abertos e compartilhados.
Agora que você sabe que a iluminação, quando utilizada da forma certa, pode transformar a sua casa, é hora de colocar em prática! Navegue me nosso blog e confira mais dicas de decoração, informações sobre o mercado imobiliário e muito mais!