Duplex, uma porta, inverse, side by side: são várias as opções de geladeira disponíveis no mercado. E, no conforto do seu lar, nada melhor do que escolher uma geladeira com estilo e design que orne com sua decoração e móveis planejados.
Principalmente nos últimos meses, direcionamos maior atenção à nossa higienização e ao cuidado com os alimentos e produtos que compramos e armazenamos em casa. E você sabe a melhor forma de organizar, higienizar e conservar os alimentos na geladeira? Nós te ensinamos!
Higienização
Você foi ao supermercado e chegou com as compras. Aquilo que puder lavar e não danificar a embalagem, lave! Agora, os produtos que estão em caixas, por exemplo, requerem que você utilize um pano com álcool a 70%.
Limpeza da geladeira
A geladeira necessita de limpeza constante e a maioria dos tipos traz as divisões em vidro modular, o que permite que você retire as divisórias para serem lavadas. Por isso, não economize na limpeza, principalmente nos cantinhos que são de difícil acesso.
O que colocar na geladeira?
Nem tudo o que compramos deve ser colocado na geladeira para durar mais tempo, por exemplo. Produtos como cereais, leguminosas, açúcar e enlatados não devem ser guardados na geladeira, mas sim carnes, ovos, leites e derivados e comidas prontas.
Vale ressaltar que armazenar os produtos dentro de embalagens específicas é um ponto de atenção. Por exemplo: quando você compra um queijo fresco, o ideal é que você o coloque em um recipiente próprio e depois o leve à geladeira. Devidamente armazenado, ele evita vazamentos, cheiro e o produto é conservado.
Como armazenar?
Cada compartimento da geladeira tem uma função específica e saber qual parte é destinada para cada tipo de alimento é o que determinará a durabilidade dos produtos e reduzirá a contaminação por bactérias.
– Prateleiras superiores: coloque os alimentos que necessitam de maior refrigeração, como leite, queijos, ovos;
– Prateleiras inferiores: elas são destinadas aos alimentos que necessitam de menos refrigeração, bem como aqueles em processo de descongelamento;
– Gaveta: ideal para guardar frutas e legumes frescos;
– Porta da geladeira: você pode guardar bebidas em geral (latas, garrafas), temperos, geleias, e conservas, por exemplo;
– Freezer: ele é destinado para aquilo que você precisa que tenha um tempo de conservação maior, como carnes e comidas congeladas. E, aqui, uma dica preciosa: ao congelar, por exemplo, suas comidas da semana, procure armazená-las em quantidades menores e adequadas para seu consumo, pois, uma vez que descongelado, o alimento não deve ser congelado novamente.
Dica extra: muitas pessoas costumam cozinhar feijão e separá-lo em vasilhas com a quantidade necessária para o dia. O mesmo acontece para carnes, que facilitam ao estarem separadas na quantidade certa e também as marmitas que você pode fazer para toda a semana para facilitar sua alimentação no trabalho, por exemplo.
Outros cuidados
– Abre e fecha: procure abrir a geladeira só quando for necessário e mantenha a porta aberta pelo menor tempo possível, para evitar oscilações de temperatura;
– Sempre antes de armazenar os produtos, esteja atento às datas de validade;
– Temperatura: mantenha o freezer (ou congelador) na temperatura adequada. A recomendação é de que a geladeira esteja com temperatura inferior a 7ºC e a do freezer não pode estar acima de 15ºC negativos.
– As prateleiras não devem ser cobertas com panos ou toalhas. Isso não colabora com a higiene e dificulta a circulação do ar frio;
– Nunca descongele os alimentos à temperatura ambiente. Isso pode fazer com que eles estraguem. O ideal é deixar o alimento sob refrigeração o tempo suficiente para que descongele.
Ter uma geladeira limpinha é uma garantia para nossa saúde e conforto. E, por falar em conforto, a sensação de bem-estar ao estar em um lugar que se ama é indescritível, né? Por isso, nada mais digno de comemoração do que poder viver o que se conquistou. Deixe o #CelebrateVacaBrava conquistar você. Faça o nosso tour virtual 360º e veja tudo o que você pode ter para celebrar. Afinal, #tododiaédia!