Nossos pets são parte da família, por isso é muito importante que eles também se sintam confortáveis na casa nova. Assim como uma mudança pode nos causar estresse e algumas dores de cabeça, esses bichinhos também enfrentam desafios para se adaptar à tantas transformações.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes e muito práticas para você e seu pet passarem por esse momento da forma mais tranquila possível. Confira!
Visita antecipada
Assim que a nova casa for escolhida, é importante que os donos levem seus pets para conhecer o lugar. Essa visita faz toda a diferença, pois é uma forma dos bichinhos se aventurarem pelo seu novo lar, conhecendo os cheiros e demarcando território, sem a agitação da mudança.
Durante as idas, é recomendável que os tutores mostrem o local correto das necessidades fisiológicas, brinquem com o pet e deem os petiscos favoritos, para que eles criem uma associação positiva com a casa.
Dedique tempo ao seu pet
Durante essa transição, alguns pets podem desenvolver comportamentos incomuns por conta da ansiedade e estresse, tais como perder o apetite, tentar fugir, latir com mais frequência, fazer as necessidades no lugar errado e até destruir coisas. Para lidar com essas situações, os donos devem ter paciência e se empenharem na construção de uma rotina acolhedora para o animalzinho.
Rotina
Os animais se adequam muito bem com rotinas. Na prática, os tutores devem, na medida do possível, manter os horários dos passeios e os horários de alimentação do pet. Assim, apesar da mudança para uma nova casa ser uma grande alteração no cotidiano dos bichinhos, é interessante que seus tutores busquem minimizar a quebra do cotidiano.
Sem estresse
Fique atento(a) ao seu próprio comportamento. Nossos pets sentem quando estamos desgastados e estressados e esse nervosismo os afeta diretamente, tanto durante quanto depois da mudança. Então respire fundo, cuide da sua saúde mental e relaxe.
Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática para você e seu pet chegarem ao novo lar da melhor forma.