Como está a organização do seu espaço home office? Deixar o local de trabalho e de estudos organizado é fundamental para que ele cumpra sua função. Além de tornar o ambiente mais intuitivo, a organização facilita – e muito – a rotina!
O uso de objetos adequados faz toda diferença. É o que orienta a personal organizer Fabi Cavalcante. “Há no mercado uma infinidade de papéis, documentos e utilitários em geral que facilitam e tornam o home office mais propício. Tudo vai depender do espaço que você tem e dos itens que esse ambiente tem”, pontua.
O que guardar e onde guardar?
– Armários: um armário com portas e prateleiras internas é muito útil para documentos, caixas de arquivos, pastas suspensas e estoques de objetos como papel, bobinas, envelopes, etc.
– Gaveteiros: os gaveteiros são úteis para os objetos pequenos. Isso, claro, utilizando separadores internos, cestinhas e caixas para evitar que eles se misturem.
– Mesa: na mesa é importante setorizar o local de trabalho e ela deve ser limpa de objetos. Deve-se deixar apenas os objetos que serão usados naquele momento e não mantê-los. Usou, guardou. Assim, a mesa fica sempre limpa e pronta para novos trabalhos.
A práticas dos 5S
Como no home office o foco é a produtividade, utiliza-se a prática dos 5S, que são:
– Seiri: senso de utilização e descarte;
– Seiton: senso de organização;
– Seiso: senso de limpeza;
– Seiketsu: senso de padronização;
– Shitsuke: senso de autodisciplina.
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